A chegada da era digital com
suas contribuições e desafios causam desconforto perante a acomodação da
sociedade numa nova perspectiva na educação, por tanto, para que haja o
conhecimento de fato é preciso acreditar que isso possa acontecer.
As tecnologias vêm distribuindo conhecimentos, as quais
requerem outros meios de alfabetização, ou seja, cabe uma reflexão quanto à
utilidade das informações vindas através dessas.
Perante as tecnologias inseridas na sociedade de hoje,
podemos observar que a criança já chega à escola com uma bagagem ampla, cabendo
aos educadores o papel de potencializar e aprimorar as aprendizagens delas já
vivenciadas, os tornando críticos, afim de que consigam construir seu próprio
ponto de vista, e não mais o saber absoluto, sendo capazes de enfrentar novas
demandas de aprendizagem, convivendo com a diversidade de perspectivas,
convertendo informação em conhecimento.
Não há como prever conhecimentos específicos para
conseguir viver numa sociedade que avança a cada dia.
O acesso ao conhecimento não é fácil, sendo necessária a
valorização do processo de aprendizagem na questão social do conhecimento, o
que está empobrecida. Precisamos
enfrentar as novas formas de aprender e de se relacionar com este “novo”
conhecimento, o que é um desafio grande para a sociedade de hoje.
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