segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento


A chegada da era digital com suas contribuições e desafios causam desconforto perante a acomodação da sociedade numa nova perspectiva na educação, por tanto, para que haja o conhecimento de fato é preciso acreditar que isso possa acontecer.

            As tecnologias vêm distribuindo conhecimentos, as quais requerem outros meios de alfabetização, ou seja, cabe uma reflexão quanto à utilidade das informações vindas através dessas.

            Perante as tecnologias inseridas na sociedade de hoje, podemos observar que a criança já chega à escola com uma bagagem ampla, cabendo aos educadores o papel de potencializar e aprimorar as aprendizagens delas já vivenciadas, os tornando críticos, afim de que consigam construir seu próprio ponto de vista, e não mais o saber absoluto, sendo capazes de enfrentar novas demandas de aprendizagem, convivendo com a diversidade de perspectivas, convertendo informação em conhecimento.

            Não há como prever conhecimentos específicos para conseguir viver numa sociedade que avança a cada dia.

            O acesso ao conhecimento não é fácil, sendo necessária a valorização do processo de aprendizagem na questão social do conhecimento, o que está empobrecida.  Precisamos enfrentar as novas formas de aprender e de se relacionar com este “novo” conhecimento, o que é um desafio grande para a sociedade de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário