sábado, 31 de agosto de 2013

atividade 2.12


Plano de aula:  Brincando com Ivan Cruz
 

Objetivos:

Reconhecer as brincadeiras da cultura brasileira;

Executar as brincadeiras apresentadas;

Verificar as preferencias das crianças através das imagens utilizando gráfico.


Etapas:

Foi desenvolvido em 6 etapas:

1ª etapa: Ciranda

2ª etapa: Bolinha de sabão

3ª etapa: Esconde-esconde

4ª etapa: Gráfico

5ª etapa: Releitura da obra

6ª etapa: Avaliação


Recursos necessários:

Computador, internet, maquina fotográfica, papel pardo, papel dobradura nas cores: azul, amarelo, vermelho e verde, giz de cera, caneta piloto, bolinha de sabão, elefante de pelúcia e tesoura.


Faixa etária: 3 anos  
         
Turma: Berçário II, com 24 alunos


Duração: 7 dias, com 50min cada aula ( sendo que o gráfico foi realizado em 2 dias).

Desenvolvimento:

Iniciamos a atividade com uma roda de conversa sobre algumas brincadeiras do artista Ivan Cruz, falei sobre as brincadeiras que iriamos brincar que seriam: Ciranda, Bolinha de sabão e esconde-esconde (pique-esconde).

1ª etapa: Ciranda

Iniciamos a brincadeira pedindo para que todos descem as mãos e então formamos a roda e eu entrei no centro com o cartaz na mão e pedi para que eles fizessem uma roda igual. E então começamos a brincar. Esta atividade foi realizada com mais tranquilidade por se tratar de uma brincadeira que já brincamos com mais frequência.
 
2ª etapa: Bolinha de sabão
Fomos para o parque externo da escola e mostrei o cartaz com a pintura “Bolinha de Sabão”, explorei a imagem, perguntando o que eles estavam vendo, se já conheciam ou já tinham brincado de bolinha de sabão.
Como são pequenos acabam “copiando” as respostas dos colegas, mas ao iniciar a brincadeira fazendo a bolinha de sabão, pude perceber que tinham alunos que ainda não conheciam, que ficavam parados vendo as bolinhas, enquanto outros iam correndo para tentar pega-las e pedindo para que eu desse para eles fazerem a bolinha. Fiz por algumas vezes e então deixei que eles fizessem e assim encerramos essa brincadeira e pude perceber que eles gostaram muito.
 
3ª etapa: Esconde - esconde (Pique - esconde)
Comecei a atividade com uma roda de conversa sobre a brincadeira esconde – esconde e mostrando a imagem do pintor,  em seguida começamos a brincar.
Nesta brincadeira foi realizada de 2 maneiras: primeiro escondendo os colegas e depois escondendo um elefante de pelúcia para que todos os achassem.
Esta brincadeira foi realizada na própria sala de aula, onde foi tampado os olhos de uma criança e as outras foram escondidas no banheiro da sala, atrás da cortina e fora da sala (encostados na parede da sala). As crianças que estavam escondidas não tinham paciência de esperar o colega encontra-los e ficavam fazendo barulho e até chamando o próprio  colega. Brincamos algumas vezes e eles acabaram entendendo um pouco melhor a brincadeira.
Depois brincamos de esconde-esconde, só que desta vez foi para encontrar o elefante de pelúcia, então todas as crianças ficaram no banheiro da sala enquanto a professora escondia o elefante. Eles procuravam em alguns lugares e acabaram encontrando.
 
4ª etapa: Gráfico
Foi feito  uma roda de conversa e expliquei que eles teriam que falar ou apontar com o dedo a brincadeira que mais gostou. Aí então foi mostrado o gráfico para que eles pudessem votar na brincadeira que mais tinha gostado. Foi chamado uma criança por vez para votar.
Ao chamar as crianças, perguntava qual brincadeira tinha gostado mais e a professora ia mostrando cada figura que estava colada no cartaz e falava o nome da brincadeira. Teve criança que só mostrou com o dedo, mas a maioria falava o nome da brincadeira e apontava com o dedo.
Esta atividade foi realizada em 2 dias, devido algumas crianças terem faltado no dia. E a brincadeira escolhida foi “Bolinha de sabão”.
 
5ª etapa: Reprodução da obra
Para finalizar, fizemos a colagem da obra da brincadeira mais votada, que foi “Bolinha de Sabão”, as crianças colaram papel picado  nas roupas das crianças e nas casinhas e a professora finalizou pintando com giz de cera.
Coloquei o desenho no chão, recortei pedaços de papeis das cores: azul, amarelo, verde e vermelho e chamei algumas crianças para colar determinada cor no desenho, mostrando o desenho original  e expliquei que eles deveriam colar da mesma cor.
Depois que todos terminaram de colar os papeis, a professora pintou o fundo do desenho com giz de cera e assim terminamos este trabalho.
6ª etapa: Avaliação
A avaliação foi realizada através de um gráfico, onde as crianças puderam votar na brincadeira que mais gostaram. E foi avaliado também a interação social, o prazer, a autonomia e o desenvolvimento motor das crianças ao realizarem as atividades propostas.
Acredito que os alunos de uma forma geral conseguiram atingir os objetivos que foi proposto, todos participaram de todas as atividades, alguns com mais desenvoltura que os outros por entender melhor a comanda que foi passada, mas todos se divertiram, gostaram e aprenderam.
E uma das atividades que me chamou mais atenção foi a realização do gráfico que por ser a primeira vez que fizeram , eles conseguiram participar da atividade, sabendo escolher a brincadeira que mais gostou.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário