ATIVIDADE 2.3 - A diversidade de papéis na cibercultura
A
De
acordo com as reflexões que o grupo fez do texto é possível perceber que todas
nós iniciamos nas redes sociais de forma bem parecida, por intermédio de alguém
e com interesses comuns, para compartilhar e armazenar fotos e informações ou
para se comunicar com amigos ou parentes distantes. Mas a verdade é que todas
nós acessamos ou compartilhamos aquilo que achamos interessante.
Percebemos
também que o acesso a esses recursos é ilimitado, antigamente no Orkut, por
exemplo, você podia ver quem acessou o seu perfil, já o Facebook você pode ate
limitar o acesso, porém se a intenção é tornar o seu perfil publico tudo esta
lá disponível e irrestrito. Qualquer um pode acessar o seu perfil e ver as suas
postagens. Todo esse mundo não deixa de ser fascinante e surpreendente, a
internet te proporciona mil utilidades. Mas ao mesmo tempo sabemos dos riscos
que essa superexposição oferece todos os seus dados estão na rede.
Precisamos
estar atentos ao tipo de informação que jogamos na rede e ate mesmo o que
estamos compartilhando para que isso não crie uma imagem negativa de nós
mesmos. Em relação ao uso das redes sociais como ferramenta pedagógica, não utilizamos
por diversos motivos, por exemplo, com crianças da creche não há como utilizar
esses recursos, e com crianças maiores o contato é mais com o objetivo de
compartilhar fotos ou interagir com o grupo.
Ou seja, o uso
que fazemos das redes sociais no momento é com objetivo apenas de distração ou
laser, são raros os momentos em que há trocas de experiências de fatos
relacionados à escola. Já os blogs te possibilita uma comunicação com os alunos
de uma forma mais efetiva e real, você pode compartilhar textos, vídeos e
informações com o grupo. Em relação às comunidades virtuais como no nosso caso
o acesso é totalmente focado no interesse de compartilhar textos relativos ao
curso. A verdade é que formamos uma grande tribo onde todos acessam de acordo
com os seus interesses.
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