quinta-feira, 19 de junho de 2014

ATIVIDADE 2.3 - A diversidade de papéis na cibercultura


ATIVIDADE 2.3 - A diversidade de papéis na cibercultura
A
De acordo com as reflexões que o grupo fez do texto é possível perceber que todas nós iniciamos nas redes sociais de forma bem parecida, por intermédio de alguém e com interesses comuns, para compartilhar e armazenar fotos e informações ou para se comunicar com amigos ou parentes distantes. Mas a verdade é que todas nós acessamos ou compartilhamos aquilo que achamos interessante.

            Percebemos também que o acesso a esses recursos é ilimitado, antigamente no Orkut, por exemplo, você podia ver quem acessou o seu perfil, já o Facebook você pode ate limitar o acesso, porém se a intenção é tornar o seu perfil publico tudo esta lá disponível e irrestrito. Qualquer um pode acessar o seu perfil e ver as suas postagens. Todo esse mundo não deixa de ser fascinante e surpreendente, a internet te proporciona mil utilidades. Mas ao mesmo tempo sabemos dos riscos que essa superexposição oferece todos os seus dados estão na rede.

            Precisamos estar atentos ao tipo de informação que jogamos na rede e ate mesmo o que estamos compartilhando para que isso não crie uma imagem negativa de nós mesmos. Em relação ao uso das redes sociais como ferramenta pedagógica, não utilizamos por diversos motivos, por exemplo, com crianças da creche não há como utilizar esses recursos, e com crianças maiores o contato é mais com o objetivo de compartilhar fotos ou interagir com o grupo.

Ou seja, o uso que fazemos das redes sociais no momento é com objetivo apenas de distração ou laser, são raros os momentos em que há trocas de experiências de fatos relacionados à escola. Já os blogs te possibilita uma comunicação com os alunos de uma forma mais efetiva e real, você pode compartilhar textos, vídeos e informações com o grupo. Em relação às comunidades virtuais como no nosso caso o acesso é totalmente focado no interesse de compartilhar textos relativos ao curso. A verdade é que formamos uma grande tribo onde todos acessam de acordo com os seus interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário