quinta-feira, 19 de junho de 2014

Atividade 3.2 –De portas abertas para a sociedade



Atividade 3.2 – De portas abertas para a sociedade
Ao ler a reportagem da Revista Nova Escola “De portas abertas para a sociedade”, achei bastante interessante esse tipo de projeto, onde envolvem a comunidade, família e a escola.

Acredito que projetos desse tipo levando a comunidade até a escola, os alunos valorizam mais o ensino e aprendem mais. Fazendo com que a escola contribui de uma maneira positiva na aprendizagem dos alunos, pois assim ficam com sua auto estima elevada, não havendo aquela competição entre eles e na medida do possível uns ajudando o outro e  com ajuda de seus familiares que possibilitará uma aprendizagem de qualidade.

Conheço projetos que são desenvolvidos na Escola da Rede Estadual e Municipal, porem são projetos que já tem parceria tanto com o Estado como com a Prefeitura.

No Estado conheço “ Escola da Família”, onde pessoas ( voluntárias e outras estagiarias) vão para ensinar algo que saibam fazer  como por exemplo: pintura, crochê, tricô, luta, esporte etc. Essas pessoas (voluntárias), na maioria das vezes são familiares de alunos que ensinam  pequenos grupos a desenvolver as atividades citadas a cima, já ouvi dizer que tem escolas que realmente funcionam esse projeto e que os pais participam, em outras já não tem o mesmo efeito.

E na Prefeitura conheço o “Toque de Letra”, que em uma das escolas que já trabalhei, atendiam um grupo de mães para fazer ginástica, 2 vezes por semana, em outras escolas já atendem somente os alunos de Ensino Fundamental.

Acho bastante interessante esse tipo de projeto envolvendo a comunidade e a escola.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário